Precisando do número de telefone do INSS? Então saiba que você chegou ao lugar certo!
Devido a pandemia, muitos assuntos hoje podem ser tratados através do telefone, sem a necessidade de comparecer até uma agência física, enfrentando filas e colocando a sua saúde em risco por conta da contaminação da covid-19 e da nova gripe H3N2.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pela realização do pagamento da aposentadoria e outros tantos benefícios aos trabalhadores brasileiros.
Então, para que você possa conhecer qual é o número de telefone do INSS, continue aqui com a gente e veja esta e outras informações pertinentes ao tema. Confira a seguir.
Índice do Conteúdo:
Qual o número de telefone do INSS?
Para quem deseja falar por telefone com o INSS, há um canal exclusivo aos cidadãos.
Basta ligar para o número de telefone do INSS 135 e aguardar ser atendido.
Lembrando que para ligações feitas por telefone fixo, a ligação é gratuita. Já para as ligações feitas através de um dispositivo móvel, é cobrado apenas a taxa de uma ligação local.
O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.
Número de telefone do INSS no Whatsapp
O Instituto Nacional do Seguro Social não possui atendimento através do canal de atendimento do aplicativo do Whatsapp.
Para que você possa ser atendido, será preciso fazer uma ligação, encaminhar um SMS, solicitar por e-mail, utilizar o chat ou comparecer pessoalmente até uma agência.
Portanto, caso você receba quaisquer tipos de mensagens em seu celular em nome do INSS, fique atento! Pois pode ser uma tentativa de golpe.
Neste caso, você não precisa responder as mensagens, muito menos passar seus dados pessoais. Apenas bloqueie e denuncie o número que lhe encaminhou a mensagem.
Como falar com Chat do INSS pelo Meu INSS
Para que você possa falar com o Chat do Instituto Nacional do Seguro Social, você tem duas opções: pelo site ou pelo aplicativo. Ambas as opções são através do sistema Meu INSS.
O Meu INSS é um portal que permite o acesso a vários serviços gratuitos.
Então, para que você possa falar pelo chat deste órgão, basta encontrar a Helô, a assistente virtual desta plataforma.
Para falar com esta assistente, basta clicar sobre a sua ilustração que fica localizada no canto direito de sua tela, tanto pelo aplicativo como também pelo website.
A Helô irá solicitar algumas informações pessoais, como o seu nome e o CPF para poder dar seguimento ao seu atendimento.
Ouvidoria INSS
Para que você possa entrar em contato com o canal do número de telefone do INSS ouvidoria é simples. Basta discar para o número 135.
A ligação pode ser realizada tanto de dispositivos fixos como também de dispositivos móveis.
O seu horário de atendimento é feito de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite, considerando sempre o horário de Brasília. Contudo, não há atendimento aos feriados nacionais.
Vale lembrar que na ligação da ouvidoria você pode escolher entre se identificar, como também realizar uma denúncia anônima. Neste último caso, basta escolher a opção “*”. Mas, se você quiser se identificar, é só escolher a opção 4.
INSS atende por email?
Sim, você pode solicitar atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social através do e-mail também. Contudo, assim como outros serviços do portal, para o atendimento por email é preciso estar logado na plataforma. Por isso, antes de pedir atendimento, realize o seu cadastro para ter acesso a esse e outros serviços.
Depois que fizer o cadastro, volte a página de opções de atendimento do portal e escolha o assunto que deseja tratar, se é:
- uma solicitação de acesso à informação;
- uma denúncia;
- um elogio;
- uma reclamação;
- uma sugestão;
- entre outros.
Número do SMS do INSS
Se você deseja tratar de assuntos gerais através do número de telefone do INSS SMS, saiba que você poderá encaminhar uma mensagem de texto para o número 280 41.
Vale lembrar que as mensagens possuem custos de envio diferenciados de acordo com cada operadora. Então, para saber o valor, basta consultar a sua.
Além disso, é importante alertar aos cidadãos que a plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social não faz o encaminhamento de links e nem solicitações de documentos através do contato pelo SMS.
Portanto, fique atento nesses casos e não encaminhem quaisquer tipos de resposta pessoal, pois pode ser uma tentativa de fraude.
Redes sociais do INSS
Assim como os demais órgãos, o Instituto Nacional do Seguro Social também possui um serviço exclusivo através das redes sociais.
Neste caso, o INSS possui apenas uma central, que é através do YouTube, onde realiza postagens frequentes de vídeos explicativos, divulgação sobre suas novidades e um ótimo tira dúvidas para o público que deseja saber mais sobre um determinado assunto.
Então, para ter acesso a todo este conteúdo interativo, basta acessar a página do INSS Oficial e acessar sua biblioteca.
Como se cadastrar no Meu INSS
Para poder se cadastrar no Meu INSS é bem simples. Para isso, basta que você acesse a plataforma oficial e crie o seu login no portal.
Clique em “entrar” e aguarde ser direcionado a uma nova pagina. Depois, faça o seu cadastro pelo portal gov.br como indica na tela.
Preencha todos os seus dados pessoais, crie um login e uma senha para acesso. Você pode fazer este cadastro utilizando o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), um login com QR code, a partir de bancos credenciados, um certificado digital ou, até mesmo, um certificado digital em nuvem.
Ao se cadastrar no Meu INSS você passa a ter acesso online para serviços como:
- meus benefícios;
- extrato de pagamento;
- carta de concessão;
- extrato de empréstimo;
- prova de vida;
- agendamentos e solicitações;
- agendar perícia;
- empréstimo – bloqueio e desbloqueio;
- extrato de imposto de renda;
- declaração de beneficiário do INSS;
- calendário de pagamento;
- laudos médicos;
- resultado do benefício por incapacidade;
- solicitação de aposentadoria;
- e muito mais.
Você também deve gostar: