O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o registro que identifica os contribuintes brasileiros. Por isso, descobrir o CPF pelo nome e data de nascimento é uma dúvida frequente entre aqueles que desejam verificar a situação cadastral de alguém.
Composto por 11 dígitos e sustentado pela Receita Federal, esse documento é exigido para declaração de Imposto de Renda, prestação de concurso público, matrícula em universidade, abertura de conta em banco e diversas outras atividades de extrema relevância para o cidadão.
Desde 2015 todas as crianças que nascem no país tem CPF validado no momento de registro de nascimento no cartório. Inclusive, esse documento acompanha o indivíduo durante a vida inteira e os números somente podem ser mudados por decisão judicial.
Índice do Conteúdo:
Como descobrir CPF pelo nome e data de nascimento?
Não é possível descobrir o CPF através do nome e da data de nascimento. Somente nos casos em que a busca é feita por empresas específicas, representante ou procurador legal do documento.
Isso porque, a consulta dessa informação por meio de dados muito acessíveis pode causar grandes danos à população.
Esse documento é como um DNA, pode-se descobrir muitas coisas por meio dele e a preservação dessas informações garantem maior segurança.
Com a deliberação do dado, conta em banco digital pode ser facilmente criada, causando dívidas ao dono, por exemplo.
Contudo, representantes legais e judiciais ou procuradores do dono do documento podem descobrir CPF pelo nome e data de nascimento de forma simples.
Além disso, empresas que precisam fazer análise de crédito, isto é, possuem contatos com birôs de crédito, também podem realizar a pesquisa.
Para descobrir se o CPF de alguém está limpo o usuário pode utilizar 2 canais na internet:
- O primeiro deles é o Você Consulta, um serviço pago do Serasa, utilizado por pessoas que desejam averiguar se o nome em questão possui alguma pendência financeira antes de fechar algum negócio ou contrato;
- O segundo é a Receita Federal. Apesar de gratuito, o serviço é possível apenas para representante legal, judicial ou procurador do nome consultado. E, ainda assim, é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal portando documentos de procurador.
Apesar disso, recentemente o aplicativo “Pessoa Física”, da Receita Federal, passou a permitir a consulta de CPF com nome completo e data de nascimento, mas também é preciso informar o nome da mãe do registrado.
O que preciso para descobrir CPF na internet?
Para descobrir CPF na internet, o mínimo de informações exigidas do usuário é nome completo e data de nascimento. No entanto, como já foi dito, isso só é aplicável para empresas e pessoas autorizadas.
Contudo, no aplicativo da Receita Federal, para verificar o CPF também é necessário possuir o nome da mãe do indivíduo.
Posso descobrir CPF pelo RG?
Na verdade, o CPF é registrado na carteira de identidade, então é possível descobrir CPF pelo RG.
Essa informação está na parte de trás da carteira, onde também se encontra nome completo da pessoa e dos pais, a data de nascimento e a data de expedição do documento.
Descobrir o CPF de alguém que não conheço é permitido?
O CPF é uma informação sigilosa, por isso, quando transmitida para terceiros pode gerar prejuízo ao titular do documento.
Assim, qualquer tentativa de descobrir o CPF de alguém que não conhece é ilegal e passível de processo.
Tal como a internet possibilita maior facilidade para acessar os dados pessoais, deixa os consumidores mais propensos a transações fraudulentas e maliciosas.
A descoberta de CPF alheio está frequentemente associada a golpes, principalmente de liberação de crédito.