Como melhorar o atendimento ao cliente?

Melhorar o atendimento ao cliente representa um desafio para várias empresas. Isso é importante porque a relação do cliente e a sua experiência com uma empresa define se o mesmo voltará a comprar seus produtos e serviços. 

Hoje em dia o mercado valoriza muito a experiência dos usuários e existe a percepção que um bom atendimento ao cliente pode impactar nos resultados financeiros da empresa. Além disso, tem o poder de fazer propaganda de um negócio, seja positiva ou negativa. 

Como posso melhorar meu atendimento ao cliente? 

Para melhorar o atendimento ao cliente, algumas ferramentas podem se fazer úteis em todo o processo. A Stone Station é uma plataforma que realiza consulta online e busca dados de clientes, o permite a análise dos mais variados perfis, tanto para a prospecção de clientes, quanto para o relacionamento posterior. Isso garante para sua empresa uma venda segura e rentável, pois a solução também permite verificar se um cliente se tornará um potencial devedor. 

Isso melhora o atendimento ao cliente porque permite que sua empresa conheça seu perfil de consumo e ofereça serviços que estejam dentro da realidade financeira daquele indivíduo em específico. 

A importância de um bom atendimento ao cliente

Seja um bom atendimento por telefone, ou zap, ou e-mail ou qualquer outra plataforma, a qualidade faz com o que mesmo deseje voltar para fazer novos negócios. A retenção de clientes aumenta a receita da sua empresa, quanto mais pessoas satisfeitas, maior é sua carteira de clientes. Isso gera fidelização e lucros constantes.

atendimento ao cliente

Além disso, o cliente pode divulgar sua marca e seu negócio para outros, isso se a sua experiência for positiva. O cliente também pode compartilhar um atendimento ruim prestado pela empresa, o que nesse sentido se torna prejudicial para sua imagem.  

Como o bom atendimento pode afetar a reputação da sua empresa?

Como dito antes, o cliente tem essa propriedade para compartilhar sua experiência com vários outros usuários. Um bom atendimento faz com que sua empresa fique com boa reputação, pois ganha credibilidade e passa a ser bem vista entre os clientes.

O bom atendimento deve perdurar durante todo o processo de vendas, desde o momento que cliente acessa o site da empresa, até o momento que ele compra e recebe o produto ou serviço. 

Este é outro ponto importante: o pós-venda. É importante o cliente se sentir acolhido e saber que a empresa está disposta a receber uma avaliação do produto e resolver qualquer problema que possa surgir. 

As principais características de um bom atendimento ao cliente

Para prestar um bom atendimento ao cliente é preciso que a empresa se atente a algumas características, com uma boa e fluida comunicação, agilidade, organização, empatia, paciência e proatividade. Esses são pontos que geram uma experiência de venda agradável para o cliente.

A equipe de atendimento ao cliente deve estar preparada e muito bem treinada, para fornecer respostas rápidas e que resolvam as demandas do usuário. As necessidades do cliente devem ser priorizadas e esse deve ser o foco do setor de vendas e relacionamentos. 

Agilidade

Quando um cliente solicita algo, é importante deixar claro a prioridade que ele tem em sua demanda. A morosidade em responder alguma dúvida ou outra questão afasta o interesse em prosseguir em ter um relacionamento com sua empresa.

Boa comunicação

No atendimento ao cliente, é importante saber entender e se fazer entendido. É preciso identificar de forma correta quais são as dores do cliente e apresentar soluções de forma clara e precisa e que possam agregar valor. 

Proatividade

É a característica do atendente em se antecipar para resolver problemas com presteza e iniciativa. A passividade ao longo do processo de venda, no qual o vendedor espera por informações, pode gerar o desinteresse por parte do cliente. 

Paciência

Anteriormente falamos da proatividade, isso não significa ter pressa para prestar o atendimento ao cliente. Pelo contrário, é necessário dispor de tempo e inteligência para lidar com situações nas quais o cliente demora a se decidir por algo.

Organização

Um bom atendimento requer organização. Quando os dados e processos estão bem organizados, fica mais fácil localizar uma informação com mais agilidade, para atender alguma demanda do cliente ou tirar dúvidas sobre produtos e serviços.  

Empatia

A empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, em outras palavras, é o ato do atendente se colocar no lugar do cliente. O atendimento empático permite compreender melhor o cliente e atuar naquilo que ele necessita. Nesse ponto, é essencial ouvir suas queixas, bem como propor melhorias. 

Essas características tornam o atendimento mais humano e ajudam a gerar uma ótima experiência para o cliente. A satisfação dos clientes está diretamente atrelada ao sucesso de qualquer tipo de negócio. 

Com a Stone Station seu público-alvo deixa de ser um mistério, pois a empresa oferece dados atualizados a respeito dos seus clientes, com informações devidamente tratadas conforme a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD). Com isso, sua equipe fica preparada para lidar de forma correta com seu público.

Avalie este Conteúdo!

Deixe um comentário