Como colocar mensagem automática no WhatsApp business não deve ser um problema na atualidade, principalmente por causa da facilidade de se comunicar através do aplicativo e solucionar grandes problemas sem maiores complicações.
Por isso, neste artigo serão dadas as instruções e demais informações importantes para você conseguir ter acesso a essa funcionalidade que pode mudar sua vida trazendo praticidade.
Vale lembrar que o WhatsApp Business já oferece essa função naturalmente.
Índice do Conteúdo:
Como colocar mensagem automática no WhatsApp business
Muitos comércios e empresas começaram a atender pelo WhatsApp e utilizam a função business para facilitar a separação entre vida pessoal e vida profissional.
E a opção de colocar mensagens automáticas facilitam muito a vida dessas pessoas que atendem um número grande de clientes.
São dois os tipos de mensagens automáticas que o usuário pode colocar: a mensagem rápida e a mensagem automática.
Mas, ambas têm propósitos diferenciados. A rápida para criar atalhos no envio de mensagens com rapidez e a automática para encontrar o que precisa diretamente.
Siga os passos abaixo para conseguir colocar a mensagem automática:
- Acessar as configurações do aplicativo Whatsapp Business;
- Ir diretamente para “Ferramentas comerciais”;
- Para configurar essas mensagens é só ir em “Conversa” e depois em “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência”;
- Escolha uma e escreva o que deseja, escolhendo os destinatários logo em seguida;
- Prontinho! Só salvar e a mensagem estará lá quando alguém mandar algo na conversa.
Ficou com dúvidas? Veja o vídeo com o tutorial passo a passo:
Agora, se for mensagem rápida, os passos são os mesmos. Veja:
- Acessar as configurações;
- Ir em “Ferramentas comerciais”;
- Ir em “Respostas rápidas” na área de conversas;
- Prontinho! Só escrever uma resposta rápida e selecionar um atalho. Ah, não esqueça de salvar.
Em casos de precisar colocar mensagem automática no WhatsApp pessoal, os usuários dos dispositivos Android conseguem fazer isso somente por outros aplicativos auxiliares. No entanto, para iOS, o procedimento não é autorizado mais por causa do desuso do jailbreak.
Agora que já sabe que é fácil resolver o problema de como colocar mensagem automática no WhatsApp business, não precisa adiar isso se for trazer maior rapidez aos atendimentos da sua empresa.
O que escrever na mensagem automática do WhatsApp?
É natural utilizar as mensagens de saudação do aplicativo para se aproximar mais com o cliente, pois a abordagem deixa a primeira impressão no cliente e demonstra certo profissionalismo e atenção com o consumidor em potencial.
De forma geral, a mensagem automática do WhatsApp deve resumir a persona e não se estender muito. Afinal, nem todos tem muito tempo e paciência para mensagens longas. Veja alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas pela sua empresa no WhatsApp:
– “Olá! Seja bem-vindo a (nome da empresa). Digite sua dúvida abaixo e logo será atendido por um de nossos atendentes.”
Ou ao invés de incentivar o cliente a digitar sua dúvida, encoraje-o a se abrir de acordo com as necessidades dele naquele momento. Talvez um “Como posso te ajudar?” possa despertar um sentimento de cuidado da empresa para o consumidor. Isso faz com que ele se sinta cativado.
O maior desejo do consumidor é ser ouvido e ter os problemas e dúvidas solucionados de forma rápida e efetiva, sem complicações e sem tomar muito tempo. Todos têm uma vida corrida hoje em dia.
Uma outra forma é informar o tempo de espera para que a pessoa possa ser atendida. Enfim, seja criativo e cativante na hora de escrever a mensagem automática. Outra opção:
– “Olá! Aqui é o atendente (nome) da empresa (nome da empresa). Informe sua dúvida que no máximo 5 minutos vou te ajudar.”
Vantagens e desvantagens para o seu negócio em inserir mensagens automáticas
Como colocar mensagem automática no WhatsApp business pode ser um tópico controverso e que divide opiniões no meio dos negócios com as vantagens e desvantagens que a técnica traz consigo.
As mensagens automáticas por serem, como o próprio nome já diz, automáticas, podem não demonstrar uma atenção diretamente para o cliente.
E isso pode ser um problema se a pessoa for do tipo que gosta de muita atenção.
Por outro lado, facilita o atendimento. Algumas já solicitam os dados necessários que seriam pedidos no meio da conversa, evitando com que a pessoa fique perdida procurando a documentação pela casa/escritório.
A questão é que cada empresa deve aprender a conduzir a relação com o cliente da melhor forma e dependendo do setor em que trabalha.
Adaptação e testes são as palavras-chave e que vão te levar ao sucesso.
Pondere todos os resultados e reações das pessoas durante o atendimento. Solicite opiniões e notas. Só assim poderá entender o que pode ser melhorado ou não. Não há vantagens ou desvantagens pré-estabelecidas. Depende da sua empresa e clientela.