Você sabia que é possível consultar o número do cartão SUS pelo CPF? Pois bem, é importante disseminar esta informação, uma vez que é fundamental ter acesso rápido ao número do cartão SUS.
E isso é possível pela facilidade que o aplicativo do Conecte SUS oferece para o cidadão poder gerenciar questões sobre a saúde.
Índice do Conteúdo:
O que é o Conecte SUS?
O aplicativo foi criado para gerenciar informações do Sistema Único de Saúde brasileiro. O objetivo foi tornar mais fácil e rápido serviços como agendamento de consultas e exames.
Além disso, o aplicativo também funciona como um apanhado de informações pessoais de cada cidadão sobre a saúde um só espaço virtual.
Nele, o cidadão informa o sistema sobre possíveis alergias, sobre o uso contínuo de determinados medicamentos, compartilha informações com médicos e também tem a opção de adicionar algum contato seguro para o caso emergências.
Como consultar o número do cartão SUS pelo CPF?
Para consultar o número do cartão SUS através do CPF, basta realizar uma consulta no aplicativo Conecte SUS ou mesmo pelo site oficial. Veja o passo a passo:
Acesso pelo site
Se você estiver acessando pelo site, tudo que precisa fazer é acessar a página “Cidadão”, logar ou criar um cadastro com o CPF e uma senha. Se você já tiver acessado o Gov.br alguma vez, use o mesmo cadastro.
Depois disso você poderá acessar a cartilha de vacinas, localidades de postos de saúde, informações sobre bem-estar, o Fale conosco. Além disso, poderá consultar o número do cartão SUS pelo CPF.
Acesso pelo App
Essas mesmas informações ficam disponíveis também no aplicativo Conecte SUS, que pode ser baixado facilmente e de maneira gratuita tanto pela Apple Store quanto pelo Google Play.
O aplicativo é ainda mais prático porque está literalmente na palma da mão do usuário, já que pode ser acessado de qualquer aparelho móvel.
Nele, os procedimentos de acesso são praticamente os mesmos. Você deve inserir o CPF e senha e poderá acessar o número do Cartão Nacional de Saúde, o cartão SUS.
Como tirar 2ª via do cartão do SUS?
Embora seja extremamente fácil acessar o número do cartão SUS pelo CPF através do Conecte SUS, em caso de perda ou qualquer outra questão, para tirar a segunda via do cartão é preciso realizar uma solicitação em algum estabelecimento público de saúde.
No entanto, o aplicativo pode ser útil mais uma vez, pois ele mostra a rede de saúde mais próxima do cidadão.
Ressaltamos também que não é obrigatório a utilização do cartão SUS impresso. Inclusive, há indicações do próprio ministério da Saúde que sugerem a substituição do cartão físico pelo acesso virtual.
Como imprimir cartão do SUS?
Apesar da indicação do uso do cartão virtual, não existe problema nenhum em preferir a opção física do cartão do SUS.
Na verdade, é preferível a versão física se pensarmos em casos de pessoas que não possuem acesso integral à internet ou que têm dificuldades com o uso da rede, como é o caso da população idosa.
Sendo assim, é importante ressaltar que ao se dirigir a qualquer instituição de saúde pública é direito do cidadão ter a impressão do cartão realizada, incluindo a segunda via.
Para realizar tal impressão, portanto, basta se dirigir até um estabelecimento e fazer a solicitação. A impressão ocorre na hora e rapidamente se tem em mãos o cartão SUS impresso.
Como funciona o recadastramento do cartão do SUS?
Você notou alguma informação não condizente com a realidade inscrita no seu cartão, mudou de casa ou de telefone?
Nesses momentos, é muito importante atualizar as informações pessoais cadastradas no registro central do SUS, pois caso os dados estejam incorretos é possível que você tenha o cartão SUS suspenso.
Infelizmente, diferente da consulta do número do cartão SUS por CPF, não é possível configurar as informações pessoais do cartão pelo Conecte SUS. Só é possível fazer consultas sobre os dados, não é permitido modificá-los online.
Mas, em geral, trata-se de um processo simples e fácil, que não precisa ficar sendo repetido periodicamente, salvo em situações de mudança de dados, como as que foram citadas acima.
Você pode realizar o recadastramento do cartão do SUS no mesmo local onde é feito o cadastro inicial: postos de saúde, unidade de saúde familiar ou mesmo na secretaria de Saúde do município.
Para realizar o cadastro são solicitados alguns documentos que comprovem os dados ou que comprovem as alterações recentes, tais como: certidão de casamento em caso de mudança de nome ou comprovante de endereço quando ocorre a mudança do local de residência.