Você provavelmente já sabe que, se quiser subir na carreira, melhorar suas chances de conseguir um emprego ou simplesmente se conectar com profissionais que pensam da mesma forma que você, o LinkedIn é o lugar certo.
Ao pensar em expandir sua rede profissional, muitas vezes é normal confundir curtidas e interações sem entusiasmo com conexões genuínas. A realidade é que construir uma rede de conexões fortes leva tempo e demanda esforço.
É por isso que é tão importante que seu perfil se destaque! Para ajudá-lo nessa jornada, listamos neste artigo algumas dicas práticas para você começar a expandir sua rede profissional no Linkedin.
Índice do Conteúdo:
Primeiramente revise seu perfil
Isso pode ser bastante óbvio, mas o conteúdo do seu perfil ajudará as pessoas a descobrirem quem você é e o que você faz. Com isso em mente, é importante incluir o máximo possível de informações sobre sua formação e o que faz você se destacar, como faria em um currículo.
A aparência não é tudo, mas definitivamente irá te ajudar. Uma foto de perfil profissional ajuda muito as pessoas a saberem quem você é – e, se você realmente quer se destacar, não opte por apenas uma imagem genérica de capa, escolha algo que mostre um pouco de personalidade.
Entenda o sistema de redes do LinkedIn
Expandir sua rede é, possivelmente, o aspecto mais importante do LinkedIn. Não apenas ajuda você a encontrar e entender as coisas que estão acontecendo em seu setor, mas também determina a facilidade com que você pode encontrar pessoas, e com que facilidade elas podem encontrá-lo. O LinkedIn organiza suas conexões por um sistema de graus:
- Conexões de 1º nível: Pessoas com as quais você está conectado diretamente;
- Conexões de 2º nível: Pessoas que estão conectadas às suas conexões;
- Conexões de 3º Nível: Pessoas conectadas em uma rede mais ampla;
- Grupo: Pessoas que compartilham um grupo com você;
Participe de grupos
Para um crescimento contínuo em sua rede, é importante que você participe de grupos. Qualquer pessoa que compartilhe o mesmo grupo que você pode ser contatada diretamente por alí (seja uma conexão ou não).
Os grupos oferecem uma maneira direta de fortalecer as conexões com indivíduos com ideias semelhantes que compartilham habilidades, objetivos e experiências em comum no seu setor.
Então, sempre que você encontrar o perfil de alguém que lhe interessa e quiser entrar em contato com ele, verifique se você tem um grupo em comum. Alguns grupos possuem restrições geográficas, ou seja, apenas quem está em um determinado país pode obter acesso ao grupo.
No entanto, é possível contornar esse problema facilmente com uma VPN. Dessa forma, mesmo não estando em determinada região, você poderá realizar conexões internacionais e fortalecer sua rede – e a melhor VPN 100% gratuita, pode ajudá-lo nessa tarefa.
Com alguns cliques é possível realizar conexões com profissionais do outro lado do oceano e, quem sabe, obter até mesmo uma oferta de trabalho internacional.
Personalize suas solicitações de conexão
Como você deve abordar seus convites para se conectar com as pessoas? Se você os conhece, mas há uma chance de que eles não se lembrem de você, inclua uma mensagem em sua solicitação para se conectar, dando a eles um pouco de contexto sobre como vocês se conheceram.
Se você não os conhece, explique por que gostaria de se conectar, diga o que você tem em comum ou o que gosta nas postagens deles, isso mostra que você é uma pessoa real que busca uma conexão genuína na plataforma.
Não tenha medo de entrar em contato, o LinkedIn geralmente é um lugar amigável e trata-se de construir redes e conexões que podem levar a múltiplas possibilidades.
Seja ativo!
Como mencionamos anteriormente, participar de grupos é uma ótima maneira de ser visto, mas estar ativamente envolvido em conversas também ajuda muito.
Quando as pessoas veem uma discussão ou comentário interessante, na maioria das vezes elas olham para o perfil dessa pessoa para ver quem ela é e o que ela faz (lembra daquele ponto sobre como manter seu perfil atualizado?).
Então, se você vir uma abertura para uma conversa na qual você tem experiência, envolva-se!
Dê sua opinião e exponha seu caso, mas lembre-se de permanecer profissional em todos os momentos, você nunca sabe quem pode estar te escolhendo como um potencial candidato ou, se você é proprietário de uma empresa, quem pode estar interessado nos serviços que sua empresa oferece.